Ainda em relação a origem do universo, ainda podemos dizer que todo efeito tem uma causa, e esta causa não pode ser maior do que o efeito. Portanto, surge a questão: Qual a origem do universo? E o porquê ele existe?
A Bíblia diz que: “No princípio criou Deus os céus e a terra”, uma das coisas que mais me chama atenção é o que aparece no texto original, que diz: הַשָּׁמַ֖יִם וְאֵ֥ת הָאָֽרֶץ׃ בְּרֵאשִׁ֖ית בָּרָ֣א אֱלֹהִ֑ים אֵ֥ת Para criou o termo usado é בָּרָ֣א translit. Bara, que quer dizer “criou do nada”, ou seja, Deus não precisou de nada pré-existente para criar tudo que existe.
Se Deus e nada mais existia antes da criação do mundo, o universo veio a surgir do nada. Mas não é absurdo dizer que algo veio do nada? É absurdo dizer que nada causou algo, como dissemos no início, nada não existe e não tem o poder de fazer coisa alguma.
Na verdade, se o universo teve um início então ele nem sempre existiu, então podemos concluir que ele passou a existir, mas, isso não quer dizer que Deus pegou um punhado de “nada” e criou o universo. Deus trouxe a existência àquilo que não existe para trazer o universo a existência.
Para continuarmos, vamos enfatizar de que “ A Bíblia nunca se preocupa em provar que o universo foi criado. Assim como a questão da existência de Deus, pois isso é considerado um axioma, ou seja, uma verdade autoevidente: Deus criou todas as coisas (Gn 1.1; Sl 19). De forma clara e direta, sem rodeios. Tudo teve um início, todas as coisas são contingentes, ou seja, são dependentes de uma causa para existir.
Existem dou tipos de seres: seres necessários, existentes por sua própria natureza, e seres contingentes, cuja existência se deve a fatores casuais exteriores [...]. As implicações são claras: se o universo foi criado, ele não é eterno, e isso contraria frontalmente as afirmações ateístas. Mas a conclusão é inevitável: Deus existe!
(A Existencia de Deus e os Ateus: Uma Apologética com Diálogo. Walson Sales/ Quem Criou Deus? Norman Geisler, Rav Zacharias)
Por Rafael Felix.
Nenhum comentário:
Postar um comentário