quinta-feira, 23 de julho de 2020

O tabernáculo V - A Pia (Êx 30.18-21; 38.8)



Também é chamada bacia. Servia de lavatório. Os sacerdotes tinham de lavar ali as mãos e os pés (Êx 30.20,21).
Seu significado é santificação. Depois de identificado com a morte de Cristo para redenção, o pecador precisa ter contato com a pia para ser mais santo (Ap 22.11).
"...a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação...
Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas." (Tt2.11.12). A graça de Deus fala da salvação e, esta renúncia, de santificação.
A Pia continha água, único elemento capaz de matar a sede e de lavar o sujo. Qualquer líquido que acabe com a sede tem de ter 90% de água ou mais. Para lavar um corpo grande, só a água resolve.
Outras substâncias servem para tirar manchas, mas precisam da cooperação da água.
Deus promete derramar água pura para limpar o pecador de suas imundícies (Ez 36.25,26).
A Pia é tipo de Jesus Cristo, que disse: "...Se eu não te lavar, não tens parte comigo" (Jo 13.8b). Noutra ocasião: "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede" (Jo 4.14a).
Beber desta água é aceitar a salvação. "...Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim... rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber..." (Jo 7.37-39).
A água purificadora da Pia representa a Palavra de Deus. Na oração pelos discípulos, Jesus pediu: Santifica-os na verdade: a tua palavra é a verdade" (Jo 17.17). E o salmista diz: "Como purificará o mancebo o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra"(SI 119.9).
A santificação vem pela confissão dos pecados a Jesus, "Se Confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo, para nos perdoar..." (1 Jo 1.9a). A Igreja de Jesus Cristo é purificada "com a lavagem da água, pela palavra" (Ef 5.26b).
 Não dá resultado pedir Santificação ou planejar Santidade sem confessar os pecados, e sem aplicar a palavra de Deus ao coração e à vida prática. Pelas igrejas aparecem pessoas que querem aparentar santidade pelos caminhos da carne. O resultado são as divisões (Jd 19), os relatórios falsos e os escândalos.
A Santificação só vem pelo conhecimento e confissão dos pecados (1 Jo 1.9 ), a aplicação do sangue de Jesus para perdão (1 Jo 1.7) e a lavagem pela palavra de Deus ( Jo 17.17; Ef 5.26).

Próx domingo continua...
O Altar de Cobre


Por
Eziel Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário