segunda-feira, 6 de maio de 2019

Apologia - A Igreja enfrentando ataques intelectuais

Tão logo perdeu os seus primeiros líderes, a Igreja Primitiva enfrentou veementes ataques intelectuais. Mas Deus levantou defensores da fé, um grupo de escritores prolíficos que ficaram conhecidos como " Apologistas'.
" Apologia" uma palavra originada da língua grega , que quer dizer " defesa". Embora todos os cristãos devessem ter capacidade para defender a fé ou responder aqueles que questionassem ou desafiassem, usamos o termo " apologistas" para designar um grupo de escritores cristãos ( originalmente gregos) que escreveram importantes defesas da fé nos primeiros séculos da Igreja.
Algumas vezes eles escreveram para imperadores. Em geral, seu objetivo era influenciar a opinião pública em relação a Jesus e abrir a mente das pessoas, para que essas considerassem a possibilidade de se tornarem cristãs.
Infelizmente, hoje lê-se pouco a maioria das obras desses escritores, pois elas tratam de questões específicas daquela época. No entanto, os seus nomes são importantes para nós. Entre os apologistas encontram-se homens quase desconhecidos para nós: Justino Mártir e seus discípulos Taciano, Aristides, Atenágoras, Tertuliano, Teófilo de Antioquia, Orígenes e Milito, que foi bispo de Sardes.
( GARLOW, 2004, p.25)
Via Fabiana Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário