terça-feira, 14 de maio de 2019

O Alcorão e a doutrina da ab-rogação

O Alcorão é divido basicamente em duas partes, uma parte do é chamada de Meccia, que foram os primeiros versos do Alcorão revelados à Maomé e foi justamente na época que ele estava em Meca, por isso o nome Meccia, é nesta parte que se encontram a maior parte dos versos chamados “pacíficos”, pois foi nesta época em que Maomé conviveu com cristãos e judeus e na tentativa de conquista-los Maomé decidiu ser mais flexível. A segunda parte do Alcorão é chamada de Medinia, esta parte do Alcorão foi revelada a Maomé em Medina, depois que a mensagem de Maomé foi rejeitada pelos cristãos e judeus.
Há com certeza alguns versos no Corão que poderiam ser chamados de pacíficos e tolerantes, como a ordem contra a obrigatoriedade de seguir a religião, esses versos datam praticamente para o inicio da carreira profética de Maomé em sua cidade natal de Meca, onde ele não tinha poder, onde estava apenas começando a atrair seguidores. Apenas poucos parentes e amigos aceitavam a religião naquela época e ele tinha muitos inimigos, então as revelações naquela época eram bastante pacíficas. Bem, tudo muda quando Maomé estabelece um estado teocrático na cidade de Medina, ele se torna o senhor da guerra, ele se torna o chefe de um estado totalitário, ele se torna muito rico, muito importantes e muito intolerante, e então, muitos daqueles versos, de fato, são ab-rogados. (ISLAM, 2017).
A compreensão do Alcorão depende da compreensão da ab-rogação, na sura 2.106, é dito, ou melhor, Allah diz, que “nós ab-rogamos (nós sendo Allah) se ab-rogamos um verso, então lhe damos outro melhor”. E como podemos observar, segundo a tradição, Maomé passou pouco tempo em Meca por isso, os versos pacíficos são minoria e como boa parte do Alcorão foi produzida em Medina e nesta parte Maomé revela a verdadeira face do Islã, alguns versos pacíficos foram ab-rogados, ou seja, foram cancelados ou substituídos por outros melhores. Esta é a doutrina corânica do “naskh”, é a ideia de que quando há versos que parecem contraditórios no Corão, aqueles que foram revelados mais tarde cronologicamente, como os que foram revelados em Medina são melhores, por isso, os anteriores são cancelados. Esta doutrina é o elo de ligação entre o Islã e o terrorismo praticado pelos chamados “radicais”, esta é a explicação de o porque o muçulmano que é tido como pacífico não está sendo sincero diante de sua fé e diante do que o Alcorão revela ser o Islã. Não somente o Alcorão, mas toda a tradição muçulmana expõe toda a violência praticada pelo profeta Maomé, por isso é tão importante o entendimento dos hadiths.
Referencia: O Que o Ocidente precisa saber: Recuperado de: https://www.youtube.com/watch?v=mnxuvr9h1m0.
Por Rafael Félix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário