domingo, 3 de maio de 2020

UM ALERTA AOS PAIS SOBRE “SOUL” O MAIS NOVO FILME DE ANIMAÇÃO DA WALT DISNEY.

“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus”. (2 Tm 3.14,15)
Nunca foi fácil para os pais educarem seus filhos. Os pais cristãos de hoje encontram-se em meio aos trabalhos mais exigente da história da humanidade: Como educar os filhos para que possam viver uma vida cristã à maneira de Deus. Não é mais espantoso ouvir alguém dizer ou ler em algum artigo de algum site ou revista que o nosso mundo está em constante mudança e transformação, expondo a maioria das crianças à imortalidade, às religiões ocultistas da Nova Era, sexo, drogas, gangues, ateísmo, males sociais e currículos antifamiliares e antipaternais, tanto nas escolas quanto na mídia.
Como os pais podem agir? Parece quase impossível saber como proteger nossos filhos contra as párias malignas de nossa sociedade. Tradicionalmente, a família, a religião e a escola exerciam a principal influência sobre o desenvolvimento intelectual, emocional e moral de uma criança. Hoje não é mais assim. Em termos de tempos gastos, a maior influência agora é a da Internet, da TV, acompanhada por um crescente impacto de outros meios como games, brinquedos perniciosos, desenhos e filmes de animação.
No final de 2019 terminei mais uma graduação, desta vez em “Ciências da Religião”. Por conta das orientações e de todos os protocolos a serem seguidos na colação de grau, sendo esta pela segunda vez postergada por conta da pandemia do coronavírus, tive que permanecer no grupo do WhatsApp da turma. Vez por outra alguém no grupo posta alguma coisa, mas eis que de repente alguém postou:
PREPARE SEU CORAÇÃO! Agora é a Pixar e a Walt Disney que vão mostrar como será sua desencarnação e reencarnação. “(...O Espiritismo usará a Arte para popularizar suas ideias)”.

Fiquei preocupado, já sabendo do vasto histórico de conteúdos espíritas produzidos pela Walt Disney em seus desenhos, filmes e agora em suas animações produzidas pela “Pixar Animation Studios”, decidi que deveria pesquisar sobre esse novo filme de animação. Deixando de lado a função de Cientista da Religião, assumi a postura de um estudante da Palavra de Deus e fui em buscas de mais informações. Foi aí que comecei a fazer algumas pesquisas sobre “Soul”, pra falar a verdade, as informações encontradas ainda são bastantes resumidas, mesmo assim, servem de alertas aos pais cristãos que visam criar seus filhos a maneira de Deus.
“Soul” é considerado um filme desafiador. Soul: “Uma Aventura com a Alma” é o futuro filme animado de aventura e fantasia americana produzido pela “Pixar Animation Studios” e distribuído pela Walt Disney Pictures. Segundo diversas fontes consultadas a trama vai passar na cidade de Nova Iorque e também nos chamados “Reinos Cósmicos” e promete responder às perguntas mais importantes da vida, a saber:
Já imaginou de onde vem sua paixão, seus sonhos e seus interesses? O que faz de você... VOCÊ?
Na história de Soul, Joe Gardner (voz de Jamie Foxx) é um músico que, após um acidente, se vê de volta ao estado de alma, justamente no You Seminar, lugar em que “as almas são formadas e recebem personalidades antes de serem enviadas aos corpos humanos”. Ele precisa encontrar o caminho de volta com a ajuda de uma alma jovem, 22 (Tina Fey), que não tem interesse nenhum em vir para a Terra. A equipe de Soul é liderada por Docter, Powers e pela produtora Dana Murray. Soul chegará aos cinemas em junho de 2020. A trilha sonora ficará a cargo de Trent Reznor e Atticus Ross, a dupla de A Rede Social, com músicas originais criadas por Jon Batiste.
Ao invés de levar o(s) seu(s) filho(s) para assistirem a estreia no cinema no dia 25 de junho de 2020 ao filme de animação “Soul” recheado de ensinos antibíblicos acerca da alma, sugiro que ofereça a eles algumas atividades listadas abaixo:
• Leitura da Bíblia Sagrada;
• Diálogos sobre acontecimentos;
• Brincadeiras infantis;
• Parquinho;
• Tarefa de casa;
• Responsabilidades;
• Afazeres domésticos;
• Desenho e pintura;
• Passatempos;
• Montagem de brinquedos;
• Passeios de bicicletas;
• Caminhada;
• Costura;
• Diversão familiar, etc.

A lista realmente é grande, quase interminável. Acredito que todas as atividades citadas acima contribuirão de forma positiva para o futuro de nossos filhos. Como disse Kathi Hudson: “As memórias são formadas através de atividades e experiências da vida real, não por programas de televisão, filmes e animação”. [1] (Acréscimo meu).
[1] - (HUDSON, 2004, p. 165)
Referências:
• BÍBLIA DE ESTUDO APLICAÇÃO PESSOAL, Versão (ARC). São Paulo: SBB, 1995.
• HUDSON, Kathi. Criando os Filhos à Maneira de Deus. Rio de Janeiro: Editora CPAD, 2004.
• RENOVATO, Elinaldo. Perigos da Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: Editora CPAD, 2007.
• SENNA, Arnaldo. Alerta Geral - Seu filho pode estar brincando com perigo. Rio de Janeiro: Editora CPAD, 2011.
• VICENTE, Professor. Mensagem Subliminar: Disney. São Paulo: Editora Naós, 2002.
• SOUL Trailer Brasileiro Legendado: https://youtu.be/LtgcRXbjdNg

Por Nivaldo Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário