• A pacificação dos Hassidim e a militância dos Macabeus :
°Hassidim - Não era um partido, mas sim uma postura que alguns judeus assumiram alguns séculos antes de Cristo. Eles tinham convicções firmes sobre a observância da lei; mas com relação a luta pela libertação, opunham-se ao derramamento de sangue. Embora não sejam mencionados no relato bíblico, pode-se sentir sua influência ali pela defesa da não vilolência adotadas pelos fariseus e essênios.
O hassidim, que significa " o devoto", observava as tradições a qualquer custo. Durante o período dos macabeus, houve cerca de 1000 deles que foram mortos pelos sírios sem oferecer resistência. Poderiam até ter fugido de sua cidade, mas recusaram-se a isso por ser um dia de sábado.
°Os Macabeus - A revolta dos macabeus foi um movimento em que os judeus lutaram heroicamente para tentar derrubar os domínios grego e sírio. A luta fora iniciada por um sacerdote idoso, de nome Matatias.Quando ele morreu, em 166 a.C., seus cinco filhos prosseguiram na luta. Dentre eles, Judas foi o que revelou maior capacidade de liderança, então passou a ser chamado Judas Macabeu, sendo que o termo " macabeu" significa " martelar".
Os macabeus chegaram a organizar exércitos completos, e a guerrear contra os sírios, obtendo inúmeras vitórias. Obrigados a negociar, os sírios resolveram permitir que os judeus assumissem o controle de Jerusalém e restabelecessem as práticas religiosas no templo. Porém essa paz durou pouco. Em 160 a.C., Judas foi morto, e o movimento esmagado.
A revolta dos macabeus continua sendo uma das mais patriotas recordações da história do povo judeu. O termo "macabeu" tornou-se sinônimo de coragem, esperança e defesa dos próprios direitos. Mesmo na época de Cristo, haviam muitos que queriam fomentar movimentos revolucionários semelhantes a esse. Observando as características desses grupos vamos compreendendo o contexto do cenário político e religioso que cercava Jesus.
Fonte: Manual dos Tempos e Costumes Bíblicos - William L. Coleman.
Via Fabiana Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário